Encontramos um artigo muito interessante sobre feng shui, existem vários mas este aqui é nossa indicação, conheça e começa a harmonizar sua casa, surte efeito, experimente !
Onde quer que o homem esteja, sua preocupação é sentir-se bem. Sendo assim, tudo que compõe uma residência, loja ou escritório, desde o início da sua construção, montagem, até o seu mobiliário, deverá estar voltada para o bem estar de quem o utiliza e de quem o freqüenta. É a isso que muitos chamam de equilíbrio. Este acontece quando as pessoas o procuram através das forças benéficas da Natureza, atraindo assim, boa saúde, sorte e prosperidade.
A sensação é de maior leveza na sua vida, ambientes mais aconchegantes e a impressão de estar mais perto da realização de seus sonhos e da solução dos problemas. E muitos procuram este equilíbrio através do Feng Shui (pronuncia-se fon suei).
A Busca pelo bem-estar físico e emocional
Tendo origem chinesa, com uma corrente de pensamento com mais de 4000 anos, sua tradução literal é “vento-água”. O Feng Shui trabalha com uma combinação de forças que se associa à energia vital que percorre a casa. Os chineses dizem que esta está em constante movimento, circula invisível como o vento e desliza suave como a água.
Atualmente, a vida é muito atribulada, repleta de preocupações de todo tipo. Como receita de sabedoria oriental, o Feng Shui veio substituir a velha e boa intuição procurando entender e modificar as vibrações presentes nos ambientes e ao seu redor, resultando para quem o pratica, em maior bem-estar, conforto e praticidade. Estimulando conquistas, interesses e ainda incentivando a espiritualidade.
Não existem provas científicas de tais influências “visíveis ou invisíveis” nos ambientes. Mas de forma intuitiva, hoje em dia, é encarado como um bálsamo pronto para ajudar as pessoas a preservarem o seu bem-estar físico e mental. Não se trata de uma fórmula que por si só vai resolver todos os problemas; no entanto, pode-se dizer que unir os ensinamentos do Feng Shui a uma atitude positiva diante da vida é meio caminho andado para melhorar nossa condição de vida.
Elemento Fogo. Fonte: Atelier de Arquitetura Bianca e Bárbara Lehmkuhl.
O que é necessário para colocá-lo em prática
Para aplicar o Feng shui em interiores é fundamental conhecer um pouco sobre cores,iluminação, disposição de mobiliário, circulação funcional e ter senso estético. Não é necessário comprar móveis novos ou realizar obras na casa. É possível fazer um bom trabalho de harmonização, mudando os móveis de lugar ou colocando novas cores e assim estaremos estimulando o subconsciente das pessoas e provocando mudanças positivas.
O Feng Shui tem a capacidade de evitar a estagnação de energia em áreas de interesses importantes em nossas vidas. Basta conhecer alguns princípios básicos, saber como funciona e unir esse conhecimento ao bom senso e à intuição. Tudo é muito simbólico. Não existe um método único, pois as pessoas estão em constante mutação e não pensam ou agem de modo igual. Para umas, o objeto, a cor ou o canto escolhido tem certa conotação, que, para outras, não simboliza absolutamente nada. Cada pessoa tem o seu mundo particular, vivências e experiências únicas.
O Feng Shui no Ocidente
Principais Escolas de Feng Shui
Esta arte foi adaptada ao mundo ocidental, onde foram criadas metodologias a serem seguidas.Duas escolas se destacam: a da Forma e a da Bússola. Cada qual com suas técnicas mas com fundamentos e leis comuns. Os princípios da escola da Forma inspiraram a escola do Chapéu Preto, a qual é muito utilizada no Ocidente.
- a da Forma, e a mais antiga, tem seus fundamentos sobre a necessidade de se encontrar um lugar seguro para se morar. Trabalha com a percepção visual das formas e arranjos dos cômodos em relação ao terreno.
- a da Bússola, é baseada na orientação, usando assim uma bússola magnética chamada de Lo Pan. Este método considera os seres humanos como a energia mais importante do ambiente e sua interação com o mesmo.
- a do Chapéu Preto, tem como principal ferramenta o ba-guá (pronuncia-se pá-kuá), figura de oito lados, cantos ou aspectos básicos da vida humana: trabalho, espiritualidade, família, prosperidade, sucesso, relacionamentos, criatividade e amigos. Ao ativar essas áreas em nossa casa, com cores, formas e objetos, também as energizamos na vida.
Clique na Imagem para saber como usar o Baguá - Site Tintas Suvinil
Exemplo de Baguá. Fonte: Tintas Suvinil - clique e saiba mais sobre as cores.
O que é a energia Chi?
Chi é o sopro vital, é a energia ativa que dá vida a tudo, que está no ar que as pessoas respiram. Ela está presente em todos os elementos que compõem a vida na terra: água, vento, ar e matérias densas e fluidas. É a energia que se bem compreendida e administrada pelo homem, pode lhe garantir longevidade, saúde e bem-estar físico e emocional.
Sha é o oposto do Chi, é tudo aquilo que pode nos causar mal. O Chi circula durante as horas em que a luz é ascendente, ou seja, durante o dia, o outro corresponde ao decrescer da luz do dia. Não é a toa que os exercícios de Tai Chi Chuan e meditação são feitos nas primeiras horas da manhã.
Elemento Vento. Fonte: Symbolom.
Dúvidas sobre o Feng Shui
O Feng Shui é fácil de ser aplicado e não exige grandes mudanças. Conheça mais alguns detalhes:
- O Feng Shui pode ser praticado por qualquer pessoa, pois ele é baseado nas forças da natureza. Os benefícios são sentidos de maneira diferente, pois uma pessoa não é igual à outra.
- Pode começar a praticá-lo sem precisar alterar a configuração de sua casa, começando pelas coisas mais simples.
- Sendo o Feng Shui uma ciência natural, se você acreditar ou não, ele vai funcionar na sua casa, independente de qualquer prática adicional, como corrente de pensamento positivo, orações, rezas, simpatias, etc.
- Feng Shui não tem poderes mágicos ou transcendentais, não existe nele nenhum aspecto religioso.
- No Feng Shui usa-se o norte magnético.
- Lo Pan é uma bússola chinesa, usada nas práticas do Feng Shui. Hoje em dia, podem ser encontrados Lo Pans adaptados para o mundo ocidental, com escritas em inglês. Se a bússola for utilizada de modo inadequado, os resultados poderão ser inesperados.
Clique Indica
Fontes Consultadas
- Arte Plural. Feng Shui Viver Melhor. Acesso em: setembro, 2010.
- Coleção Caras Zen. Feng Shui Sua Casa em Harmonia. Editora Caras S.A., São Paulo, 2004. 1ª edição. 48pgs.
- Feng Shui.Acesso em: setembro, 2010.
- Magia Dourada. Feng Shui. Acesso em: setembro, 2010.
- Manual Ilustrado do Feng Shui. nº 1, ano 2000. Editora Escala Ltda. São Paulo, SP.
- Portal Terra. Feng Shui por Franco Guizzetti. Acesso em: setembro, 2010.
Fonte da Imagem | Título
- Erhnam. Bem Estar, Motivação e e Desenvolvimento Pessoal. Acesso em: setembro, 2010.
Saiba Mais | Artigos
Ambientes | Projetos
fonte: cliqueararquitetura
Nenhum comentário:
Postar um comentário