quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Cafeomancia, a leitura da borra do café



Fábio Santos
A arte da cafeomancia, ou leitura pela borra do café, é uma das técnicas mais antigas de vidência. Utilizada para prever o futuro, ela originou-se com o povo árabe e é utilizada desde o tempo das antigas odaliscas e sultões.
A especialista em cafeomancia, Samyra Muraddy, contou ao Terra o diferencial da leitura na borra do café: "Eu faço leituras de tarô, baralho cigano, runas e mão. A diferença da cafeomancia é que ela é mais intuitiva, depende muito da pessoa que está interpretando", disse.
Porém, apesar de parecer complexa, a leitura pode ser feita de maneira muito simples. Para que dê certo, a pessoa que deseja saber o futuro deve beber o café preparado de maneira turca, ou seja, com o pó junto do líquido. Após tomar o café, a borra que sobrou na xícara deverá ser virada e a interpretação é feita de acordo com os significados e posições do desenho formado.
"Para interpretar é preciso treino. Muitas vezes, as pessoas não conseguem enxergar as figuras formadas pela borra", disse a vidente sobre a previsão que, segundo ela, tem o "prazo de validade" de aproximadamente um ano. "Eu vejo muito a energia, e a xícara vai dizer aquilo que a pessoa está sentindo naquele momento. A previsão da borra do café é de um ano, ou seja, em 12 meses aquilo poderá se realizar", falou.
Hoje, a cultura árabe está enraizada nos costumes brasileiros e a leitura do futuro pela borra do café é comum em restaurantes típicos e festas temáticas. Uma das maiores empresas de confraternização com o tema árabe oferece, além das comidas e danças típicas, a oportunidade de os clientes conhecerem a técnica da leitura da borra de café.
Nasser Mohamed, proprietário da agência de bufê com mesmo nome, lembra que, atualmente, as festas árabes estão presentes em vários segmentos da sociedade. "Hoje fazemos vários casamentos com esta temática e até festas de empresas, levando aos eventos a leitura do futuro na borra do café entre os serviços", disse.
A cafeomancia desperta curiosidade em quem não está acostumado com a técnica. "Em março, fizemos uma festa em uma empresa coreana e, no próximo mês, iremos até uma empresa húngara. O serviço mais requisitado é a dança, mas as pessoas sentem curiosidade em relação à cafeomancia", falou Nasser. Nunca é tarde para aprender algo novo sobre uma cultura nova, pois todas elas têm muito a nos ensinar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Belas Imagens da Natureza

Taro Cigano

Faça uma pergunta e Jogue as Runas

Borboletas do meu jardim